El individuo y su entorno. Naturaleza y sociedad en los manuales escolares de España y Portugal
Kira Mahamud Angulo
Joaquim Pintassilgo
Esta obra es de gran interés para historiadores de la educación, especialistas en la cultura material de la escuela, estudiosos del currículo y de la educación medioambiental y sostenible. También resulta valiosa para maestros, profesores y la comunidad educativa en general, al ofrecer una mirada crítica al pasado que inspira y orienta el desarrollo de contenidos acerca de las relaciones que los seres humanos deben cultivar con la sociedad y la naturaleza, estableciendo interacciones significativas y respetuosas con nuestros entornos.
ISBN 978-84-1183-876-4.
Open access: https://open.tirant.com/cloudLibrary/ebook/show/9788411838771
Este livro apresenta os resultados do Projeto que tem por título “Individuo, naturaleza y sociedad: estudio de sus relaciones y representaciones en la manualística escolar de España y Portugal en el último tercio del siglo XX” com a referência PID2020-115282GA-I00, financiado pelo Ministério da Ciência e Inovação de Espanha/ Agência Estatal de Investigação 10.13039/501100011033. É uma obra coletiva que reúne investigações realizadas por universidades de Espanha e Portugal, com o objetivo de oferecer uma perspetiva histórico-educativa e comparada entre ambos os países. O foco principal incide sobre a representação textual e icónica de diversos aspetos das relações entre as pessoas e o meio ambiente social e natural nos manuais escolares de Espanha e Portugal durante o último terço do século XX, um período de transição e consolidação democrática em ambos os países.
A natureza é analisada paralelamente à sociedade, sendo atribuída a mesma importância a ambos os ambientes. São examinados aspetos como a representação da sociedade e da natureza, da mulher e da infância, assim como a arte pictórica, a cultura democrática e a educação ambiental e sustentável, nos manuais escolares da época. As semelhanças entre os dois países são evidentes, destacando-se a predominância do meio social sobre o natural, ainda que a natureza adquira progressivamente maior visibilidade.
Esta obra é de grande interesse para historiadores da educação, especialistas na cultura material da escola, estudiosos do currículo e da educação ambiental e sustentável. Também resulta valiosa para professores e para a comunidade educativa em geral, ao oferecer uma abordagem crítica do passado que inspira e orienta o desenvolvimento de conteúdos acerca das relações que os seres humanos devem cultivar com a sociedade e a natureza, estabelecendo interações significativas e respeitosas para com o meio ambiente que nos rodeia.